Azahar

SOBRE O PROJETO

Azahar é um projeto que integra elementos de vídeo, dança e arquitetura do século XI, para representar de forma simbólica o tempo e os vínculos que possam vir a existir entre o pretérito e o presente. Em um diálogo entre duas mulheres, utiliza-se o aroma da flor da laranjeira, azahar, como metáfora para resgatar uma conexão direta com o passado, onde, através do ar e o olfato, essas duas mulheres se conectam com remotas lembranças e emoções. 

 

O inconsciente habita o mais profundo do ser humano; um sem-fim de memórias e de riquezas, que nos transportam a um estado de atemporalidade. Assim, numerosos escritores contemporâneos, refletiram em suas narrações: anseios, desejos e nostalgias que, para além do pensamento saturado, são impulsionadas por esta sensação, tão sutil como inata. «Chegará até a superfície de minha consciência clara essa lembrança, esse instante antigo que a atração de um instante idêntico tem ido a solicitar tão longe, a comover e alçar no fundo do meu ser?», pergunta-se Proust ao beber uma xícara de chá, na qual submergiu um bolinho.

 

A cidade de Granada na Espanha (escolhida para realização de Azahar), importante berço da mestiçagem cultural, brinda ao transeunte a oportunidade de perceber o peso da história sem a necessidade de que esta se reflita e se encaixe de forma cronológica e concreta. Escolhemos assim, o Cuarto Real de Santo Domingo, como símbolo de um conjunto de lugares históricos que nos conecte com um pretérito, convertido agora em presente, e, que deseje ser narrado e ritualizado por meio de uma manifestação artística mediadora entre o mais profundo e a exterioridade (emoção-espaço): a dança.

EQUIPE

Performers: Camille Lejeune e Mari Paula

Coreografia: Mari Paula

Vídeo:  Jaime Walfisch, Teresa Rodríguez e Angel Martín

Direção de fotografia: Jaime Walfisch 

​Música: Peter Broderick - Violin Solo, nº I

Conceito: Ángela Donat e Mari Paula

Produção: Adrián Torices e Ángela Donat

Produção executiva: Asociación Cultural Anaquel de Torreón

Agradecimentos:  Contradanza Granada e Cuarto Real de Santo Domingo

Duração: 5 minutos

  • Facebook Mari Paula
  • @maripaulah
  • Vimeo Mari Paula

 contactomaripaula@gmail.com

 

Copyright © 2017 - Mari Paula - All rights reserved