SOBRE O PROJETO E PESQUISA

É um exercício de reflexão sobre os processos de pensar-fazer corporal. A proposta nasce do interesse da artista por corpos dissonantes e pelas linguagens híbridas. Nesta pesquisa continuada, se deseja atualizar o conceito de Antropofagia Cultural: "comer, digerir e se apropriar de um acontecimento cultural" e aplicá-la ao campo do corpo em movimento, de forma híbrida e ritualizada. É uma sugestão, um convite à novos procedimentos de criação em dança, com um profundo interesse em desestabilizar o homogêneo e as hierarquias que empobrecem as experiências corporais e/ou que reduzem a capacidade criativa. Vale destacar que a investigação antropófaga, iniciada em 2015 com Retrópica, foi recentemente selecionada pelo programa Iberescena - Ayudas a la Coproducción de Espectáculos, que contribui com a continuidade da investigação e com a co-produção (Brasil e Espanha) de um novo trabalho de dança e performance intitulado: Devórate.

 

SINOPSE

Retrópica é uma performance de danza antropófaga; devora samba, bossa nova, taconeo flamenco e se reinventa em uma dança que rompe com o imaginário que defende a cultura como algo hermético. Enquanto o neocolonialismo, o fanatismo, a intolerância, a imoralidade e o medo nos atropela, Retrópica é mulher. É fome, é tesão, é o puro mel que ainda escorre das veias do Equador. Retrópica é um solo da bailarina e coreógrafa brasileira Mari Paula que, através do corpo, manifesta a influência que existe entre duas culturas friccionadas além do tempo e das fronteiras. 

DURAÇÃO: 45 minutos

CLASSIFICAÇÃO: 14 anos

 

FICHA ARTÍSTICA

Concepção, coreografia e performance: MARI PAULA

 

Orientação coreográfica: AIRTON RODRIGUES e ÁNGELA DONAT MAS

 

Orientação dramatúrgica: GIORGIA CONCEIÇÃO, LEONARDA GLÜCK e RICARDO NOLASCO

 

Textos: LEONARDA GLÜCK e LUIS PABLO BEAUREGARD

 

Desenho de iluminação: TRIO DESENHO DE LUZ

 

Direção musical e Trilha sonora: FERNANDO DE CASTRO

 

Ilustração EVANDRO PRADO

 

Figurinos: MARI PAULA

 

Vídeos: LIVEA CASTRO CALVO e MARCUS BONATO

Produção e Coordenação: JORGE SCHNEIDER e SIMONE BÖNISCH - ABABTG

 

Realização: FUNARTE, MINISTERIO DE CULTURA DE BRASIL 

 

 

HISTÓRICO 

ESTRÉIA: AGOSTO DE 2017

 

RECEBEU O PRÊMIO FUNARTE  DE DANÇA KLAUSS VIANNA (MINISTERIO DA CULTURA, BRASIL).

 

Festivais e Salas

- Espaço Cultural Casa Selvática, Curitiba - 2017

- Casa Hoffmann - Centro de Investigação do Movimento, Curitiba - 2017

- Espace Alegria, Toulouse - 2018

- MAPAS - Mercado de las Artes Performativas del Atlántico Sur, Tenerife - 2018

- Galería Modus Operandi, Madrid, 2018

- Café de las Artes, Santander, 2018

- Festival Ea! Teatro, Albacete, 2018

- Fira Tàrrega, Tàrrega, 2018

- Dferia - San Sebastián, 2019

- Bienal de Dança Kinani, Maputo - 2019

- Festival TFM - Montevidéo, 2019

- Festival Cena CumpliCidades, Recife - 2019

- Teatro Cacilda Becker, Rio de Janeiro - 2019

SOBRE MARI PAULA

Mari Paula é bailarina, docente e gestora cultural. Em suas últimas criações em dança e performance, investiga o corpo por meio da intervenção urbana e da antropofagia cultural. É uma das co-fundadoras do Espaço Cultural Casa Selvática em Curitiba e integrou o elenco de importantes companhias públicas de dança contemporânea do Brasil, das quais se destaca o Balé Teatro Guaíra. É Mestre em Estudos Latino-americanos: Cultura e Gestão pela Universidad de Granada/Espanha (UGR), Pós-graduada em Artes Híbridas | Crítica das Artes pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Brasil (UTFPR), Bacharelada em Artes Cênicas | Interpretação Teatral pela Universidade Estadual do Paraná/Brasil (UNESPAR) e Formanda pela Escola Municipal de Bailado de São Paulo/Brasil (EMB). Como docente ministra o curso "O corpo Antropófago" em Universidades e Centros de Dança do Brasil, Espanha e França. Atualmente circula com seu trabalho 'Retrópica' e desenvolve duas novas criações: 'Escambo' (apoiado pelo programa Tan Cerca da Santander Creativa - Espanha e pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura - Paraná: patrocínio Copel) e 'Devórate' (co-produção Brasil-Espanha apoiado pelo programa Iberescena e pela Fundação Cultural de Curitiba: patrocínio Ebanx).

Teaser:

Espetáculo completo:

Promo de estreia:

Dossier

da artista:

Dossier de Retrópica:

Dossier

de imprensa:

  • Facebook Mari Paula
  • @maripaulah
  • Vimeo Mari Paula

 contactomaripaula@gmail.com

 

Copyright © 2017 - Mari Paula - All rights reserved