Oficina Corpo Antropófago:​ métodos de criação em dança e performance

Como proposta formativa, nos últimos anos, Mari Paula vem ofertando sua oficina ´Corpo antropófago´ em festivais e centros de dança do Brasil e Espanha.

 

DESCRIÇÃO

A oficina é um exercício de reflexão sobre os processos do pensar-fazer corporal. A proposta dirige-se à todas as pessoas que desejam repensar sua maneira de perceber e abordar a linguagem corporal na dança e na performance. A metodologia baseia-se na técnica de dança contemporânea, nos conceitos de alteridade (condição de ser outro) e nos conceitos da Antropofagia Cultural (corrente artística difundida pelo Modernismo Brasileiro). Nesta proposta se atualizará a ideia de antropofagia cultural: “comer, digerir e apropriar de uma ação cultural” e se aplicará ao campo do corpo em movimento, de forma híbrida e inclusiva.

 

OBJETIVOS

  • Capacitar os alunos a entenderem a expressividade corporal como fator antropófago e de alteridade.

  • Expandir possibilidades criativas e técnicas para os artistas das artes vivas, tornando conhecidas novas ferramentas corporais.

  • Promover a reflexão / ação sobre a criação e alcançar novos limites de expressividade.

 

METODOLOGIA

Bloco 1: Introdução teórica aos conceitos de alteridade, antropofagia cultural, corpo antropófago e análise dos principais expoentes da arte antropófaga.

 

Bloco 2: Colocar em prática o conhecimento adquirido por meio de exercícios de dança contemporânea e jogos físicos, a fim de gerar - em nível emocional, psíquico e corporal - novos caminhos criativos. Criação coletiva que reflita sobre a transmissão e aquisição de conhecimento através da prática de comer o corpo em movimento.


 

CONHECIMENTO PRÉVIO DO ESTUDANTE

Curso para estudantes, profissionais de artes vivas que desejam expandir sua maneira de pensar, perceber e abordar a linguagem corporal em seus processos de criação.

  • Facebook Mari Paula
  • @maripaulah
  • Vimeo Mari Paula

 contactomaripaula@gmail.com

 

Copyright © 2017 - Mari Paula - All rights reserved