CONEXÃO EM DANÇA

Curitiba (Brasil) - Santiago (Chile)

IDÉIAS E CONCEITOS

CONEXÃO DANÇA é um projeto de pesquisa e criação em dança, que decorre de um intercâmbio cultural entre as artistas latino-americanas Mari Paula (Curitiba, Brasil) e Alexandra Mabes (Santiago, Chile). O projeto é uma idealização da Águila Produções (jovem produtora curitibana) e conta com a parceria do Centro NAVE (Centro de Artes Vivas de Santiago, Chile). A realização de pesquisa, montagem de 01 espetáculo de dança (título a definir), tem como objetivo investigar o corpo imigrante,, alteridade e interculturalidade.

Para a elaboração de dramaturgia, cenário, iluminação e figurino, este projeto terá como investigação a aproximação de culturas e realidades que nascem do estado de vigília da fronteira. Se investigará como esses fatores reverberam nos corpos das intérpretes e coreógrafas criadoras, criando assim uma partitura coreográfica que ao longo dos ensaios ganhará formato de espetáculo.

 

O processo será traçado de forma horizontal, onde Mari Paula e Alexandra Mabes (co-diretoras) em colaboração com as três jovens intérpretes, Carlos Molina (cenário e iluminação) e Matheus Velozo (figurinos), trabalharão em conjunto, através de um ponto de partida em comum: entender qual tipo de criação nasce a partir do conceito de fronteira e migração, realizando um cruzamento ente a estética especificada nos próximos pontos e os interesses e experiências de cada artista envolvido no projeto.

Dramaturgia

DRAMATURGIA

CÊNICA E DE

MOVIMENTO

Dramaturgia cênica por Mari Paula

Mari Paula além de coreógrafa e performer, é diretora teatral e formada em Artes Cênicas pela FAP. Para este projeto, seu objetivo é trabalhar temas como: fronteira, migração, Iberoamérica, amor, rito, corpo, neocolonialismo, globalização, violência, dominação e poder. 

 

 

Dramaturgia de movimento por Alexandra Mabes

Alexandra Mabes é um dos grandes nomes da cena de dança contemporânea no Chile. Para Mabes, a dramaturgia de movimento não se relacionará com a dança contemporânea na forma tradicional-coreográfica, nem tampouco se fixará no aspecto mais conceitual. O trabalho estará estritamente ligado com a construção de imagens e a elaboração de movimento por parte do rito e improvisações, onde a dramaturgia de movimento se organizará a partir das ficções que cada intérprete criará com os temas tratados no trabalho (citados acima na dramaturgia cênica).

Figurino

FIGURINO

Figurino por Matheus Velozo

O conceito de criação de figurino, está estritamente vinculada à dramaturgia de movimento, onde a pesquisa corporal partirá das facilidades, das limitações e da estética que determinada peça de roupa provocará no corpo dee cada intérprete. Vale dizer, que uma das marcas dramatúrgicas do trabalho das artistas Mari Paula e Alexandra Mabes, é a investigação de materiais para a elaboração de figurino, sempre buscando um diálogo entre o discurso dançado e a estética produzida pela imagem do vestuário.  

 

Neste trabalho, a aposta será por vestuários que se destacam nas texturas, volumes e cores, desviando-se assim, de uma escolha tradicional em produções em dança contemporânea que muitas vezes reduzem-se ao bege, cinza ou preto; essa escolha é resultado de uma linha investigativa que as duas artistas vêm traçando em suas últimas criações. e para o desenho e confecção do figurino, o projeto conta com a colaboração do jovem modista Matheus Velozo, residente na cidade de Curitiba.

Luz e Cenografia

LUZ E CENOGRAFIA

Desenho de Luz e Cenografia por Carlos Molina

 

Para a criação de luz e cenografia, é do interesse das co-diretoras dialogar (inspirar-se) no trabalho realizado pela artista Reena Saini Kallat, que renovou o olhar sobre migração global, examinando seu impacto cultural e a própria cultura da migração. Um trabalho que lança luz sobre as transformações societais relacionadas à migração e sua representação na arte do século XXI, oferecendo diversos pontos de entrada para esse fenômeno massivo e suas muitas manifestações, o que nos faz entender a necessidade de revisitá-las e tê-las como ponto de partida e inspiração para nossa criação.

 

O iluminador Carlos Molina, responsável pelo cenário e iluminação desta produção, tem sido uma das figuras mais promissoras no cenário experimental na Europa. Os trabalhos de Carlos contém uma assinatura específica ao criar um desenho lumínico que abriga o espaço cênico em formato de cenografia-instalação. Portanto, decidimos em conjunto com Molina, pesquisar, investigar as criações de Reena Saini Kallat, para assim cruzá-las com a tecnologia da iluminação, a partir de projeções de mapas migratórios. Neste sentido a iluminação e cenografia possuirão uma identidade única, trabalhando entre texturas reais, projeção e iluminação.

  • Facebook Mari Paula
  • @maripaulah
  • Vimeo Mari Paula

 contactomaripaula@gmail.com

 

Copyright © 2017 - Mari Paula - All rights reserved