Cabaret Glicose

Cabaret Glicose é um espetáculo que surgiu do processo de pesquisa sobre a linguagem do cabaré. As cenas dispostas como números musicais, a velocidade das trocas de roupa, o coro, as coreografias, a música ao vivo, os assuntos marcantes da história passados “em revista” são elementos que compõem esta montagem e ressaltam o caráter espetaculoso da cultura de massa. 

 

Assumindo uma perspectiva decolonialista - que considera a possibilidade de uma construção singular de identidade cultural em povos colonizados, bem como a necessidade de novos parâmetros para a compreensão destas realidades específicas – este trabalho se vale de estereótipos de brasilidade para refletir sobre identidade, originalidade e plágio num ambiente pós-utopia. 

 

A primeira apresentação de Cabaret Glicose se deu em formato de mostra de processo, dentro do evento Cena Breve Curitiba, no ano de 2007. Nesta ocasião, o projeto foi selecionado por um júri especializado e pelo voto popular para fazer uma curta temporada no Teatro da Caixa, em Curitiba. Em 2013, o Elenco de Ouro retomou este processo de investigação e estruturou o espetáculo com antigos colaboradores do grupo e artistas residentes da Casa Selvática.

 

A segunda apresentação foi no Festival O Bairro i O Mundo, em Loures - Portugal, o maior evento de Arte e Inclusão do país. Em 2013 iniciou a reabilitação (cultural, artística, infraestrutural e cívica) do Bairro da Quinta da Fonte e em 2014 foi na Quinta do Mocho. A maioria da população residente nestes bairros é oriunda de países da CPLP: Guiné, Brasil, Cabo Verde, São Tomé, entre outros.

FICHA ARTÍSTICA

Direção Artística e Dramaturgia: Cleber Braga 

Elenco: Leonarda Glück, Mari Paula, Manolo Kottwitz, Rafael Guimarães, Ricardo Nolasco e Stéfano Belo

Coreografia e Luz: Gabriel Machado

Produção: Rafael Guimarães

Produção Local: Catarina Aidos

Realização: Elenco de Ouro (Brasil) e Teatro Ibisco (Portugal)

Este projeto recebeu apoio do Edital Conexão Cultura do Ministério da Cultura - Brasil.

  • Facebook Mari Paula
  • @maripaulah
  • Vimeo Mari Paula

 contactomaripaula@gmail.com

 

Copyright © 2017 - Mari Paula - All rights reserved